quinta-feira, 7 de outubro de 2010
terça-feira, 21 de setembro de 2010
_feijoada_cultural_ 5 (Árvores de Queijo)

(como disse um amigo meu “adoru arvrinha”)
- 1 maço grande de brócolis
- 1 maço grande de couve-flor
- 6 colheres de sopa de manteiga
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 4 colheres de sopa de farinha de trigo
- 3 xícaras de chá de leite quente
- 2 xícaras de chá de creme de leite
- Noz moscada
- 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado
- 1 xícara de chá de queijo cheddar ralado
- 2 ovos
- Limpe os brócolis e a couve-flor escolhendo apenas as folhas tenras e as flores
- Lave-o e cozinhe em água fervente por 10 minutos
- Retire do fogo, escorra-o e passe pela água fria
- Aperte bem com a escumadeira para retirar toda a água e pique-o em pedaços regulares
- Aqueça 1 colher de sopa de manteiga e coloque os brócolis e a couve-flor
- Mexa-o algumas vezes para terminar de secar e depois tempere com o sal e a pimenta
- Bata os ovos, unte o brócolis e a couve-flor nos ovos e depois nos queijos ralados formando assim uma camada de queijo sobre os legumes, repita o processo 2 vezes uma para cada tipo de queijo.
- Coloque os legumes já no ponto milanesa dentro de um prato refratário
- Reserve
- Prepare o molho branco: leve ao fogo o restante da manteiga com a farinha e mexa bem para obter uma pasta
- Junte aos poucos o leite e continue mexendo, em fogo baixo para não empelotar
- Quando o molho já estiver grosso, acrescente o creme de leite e tempere com o sal, a pimenta e a noz-moscada
- Despeje o molho sobre o brócolis e couve-flor
- Leve ao forno médio (175º graus) para gratinar, por 15 minutos
- Sirva a seguir
bom apetite!
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
_feijoada_cultural_4 (Bolo de Legumes)
Vou fazer essa receita, custe o que custar!
E ela saiu. Gente ficou tão lindo. E o cheiro?! Nossa fazia tempo que não cozia algo tão cheiroso... então hoje, após uma ardilosa aula com meus pupilos. Me sentei no PC do escritório, (hoje ele ta numa boa comigo), e estou aqui disposto a compartilhar com vocês o que foi meu JANTAR/CAFÉ DA MANHÃ.
A receita de hoje é...
BOLO DE LEGUMES

(Calma gente, de primeira parece estranho, mas garanto a delicia que é a receita)
- 1 xícara e 1/2 de leite
- 1 xícara e 1/2 de óleo
- 2 ovos
- 2 colheres (sopa) de queijo ralado
- 1 xícara e 1/2 de legumes cozidos (cenoura, chuchu, abobrinha e outros que gostar)
- 1 tomate picado
- 1/2 pimentão (se gostar)
- cheiro verde e tempero a gosto
- farinha de trigo (o necessário para dar liga a massa)
Modo de Preparo
- Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque em uma forma de bolo inglês ou redonda com buraco no meio, untada e enfarinhada. Leve para assar em forno médio, por 25 minutos. Desenforme e sirva ainda quente.
- 2 Maracujás
- 2 kiwis
- 4 Morangos
- 1 colher de Linhaça
- 300ml de Água
- Açúcar Mascavo ou Mel (à gosto)
- Bata as Frutas, a Linhaça, junte o Adoçante de sua preferência e a água e bata novamente até a homogeneizar o líquido. A dica é não coar o suco, para que tu absorva ao máximo as fibras da linhaça e da semente de maracujá.
“Catch A Fire" (Deluxe Edition) – BOB MARLEY
O principal problema com este álbum, é que você pode pensar duas vezes antes de comprá-lo, é que há apenas oitenta minutos de música sobre o conjunto de dois discos, que são vendidos pelo preço total dos dois CDs. (isso é totalmente superável pra quem gosta de um bom download). A The Wailers gravou extensivamente no período anterior ao "Catch A Fire", e talvez algumas dessas faixas (muitas das quais são excelentes) poderia ter sido licenciado pela Universal Os Fãs de Bob Marley e The Wailers que ainda não conheciam o álbum irão adquirir este pacote sem pensar duas vezes, o CD "Catch A Fire" resume-se em uma brochura da Edição Deluxe que inclui toda a arte original e umas fotos bem raras, bem como letras de música, mas o ensaio é de segunda classe e chatinho.
Bem, espero com isso ter cumprido com minha _feijoada_cultural_ de hoje (quero dizer ontem) e já posso adiantar algo... em breve teremos mais novidades e novas programações no blog. Afinal de contas
Novidades... Seria ótimo!
terça-feira, 31 de agosto de 2010
_feijoada_cultural_3 (Biscoito da Vovó)
Sabe que ontem eu tava pensando o que eu faria de receita hoje, pra poder postar aqui pra vocês, e juro que não imaginava o que realmente "Seria Ótimo!", essa história ta ficando muito legal porque, to exercitando minha culinária e obrigatóriamente me dedicando a apresentar-lhes uma dica cultural que valha a pena!
Então hoje eu acordei, ainda sem receita pro almoço, e me sentei pra tomar um café da manhã, na típica mesa preparada pela minha mãe, e adivinha o que tinha na mesa... "Biscoito de Polvilho com Queijo"
Gente ele tava ótimo! foi um desses comprados na padaria mesmo, mas, ele tinha um gosto que me levou aos 7 anos de idade, sentado na berada do fogão a lenha, esperando minha avó paterna Ana retirar os biscoitos do forno. (Juro que pude sentir o cheiro do polvilho quente, e ouvir a vozinha dizendo: "Cuidado porque ta quente." que saudade .)
Então comi quase o cesto de biscoitos todo, devorando também um livro (Obrigado Tiago pelo livro, mal comecei a lê-lo e tô adorando) que iniciei a leitura hoje e os convido pra compartilhar-lo comigo, sendo essa a dica cultural dessa semana.
- JIMI HENDRIX - A dramática história de uma lenda do rock
Sem mais enrolações e sentimentalismo vamos a nossa receita de hoje que não é a receita da vovó, mas que tem o mesmo carinho em passa-los (ainda não fiz a receita, agora na hora do almoço vou comprar o polvilho e o queijo no mercadão municipal e a tarde o forno ferve.)
Ingredientes
1 copo mal cheio de óleo (200 ml)
1. Despeje o polvilho em uma tigela
2. Pegue uma colher de sopa de polvilho, e 1 copo de água, coloque em uma panela, e mexer até virar uma goma
3. Coloque a goma junto com o resto do polvilho
4. Coloque o ovo batido, o sal, o queijo, e o óleo
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
_feijoada_cultural_2
- Preencha com ( v ) VERDADEIRO ou ( f ) FALSO e identifique seu problema:
VOCÊ TEM DINHEIRO PARA HOTEL ( f )
VOCÊ TEM AMIGOS PARA ACOMPANHA-LO ( v )
VOCÊ TEM CORAGEM PARA IR DE CARONA ( v )
VOCÊ TEM DINHEIRO PARA RESTAURANTES ( f )
VOCÊ TEM FRUTAS NA MOCHILA ( v )
SEU PROBLEMA É? dinheiro
Após ter gabaritado a provinha acima e identificado meu problema cheguei a conclusão de que eu deveria ir de qualquer forma. Nesse momento eu pergunto a você querido leitor.
Então analise os fatos, eu acordei as 8h da manhã e fui pro trevo da cidade, pedi carona e fui num caminhão da SKOL até Pouso Alegre, cai na Fernão Dias e consegui carona até Três Corações com um jogador de futebol (foi mal cara esqueci seu nome), chegando lá pegamos um bus (Eu, Cida, Seila e André) até o outro lado da cidade, ponto na qual seguiria a última carona, dessa vez foi com cara careca, uns 35 anos, ele de camiseta preta do Metalica, ouvindo Bon Jovi e dizendo que não era para acharmos estranho, se víssemos ele caído em qualquer lugar da cidade, por que ele queria chapar. Ok, ok! (acreditem, a Cida viu essa cena)
Então a nossa _feijoada_cultural_ dessa semana (não justifica, mas, ontem estava sem internet, por isso eu nao realizei o post da nossa feijoada cultural) tem como dica cultural conhecer...
- SÃO THOMÉ DAS LETRAS, cidade pequena do sul de minas, cujo turismo é a única fonte de renda, religião, misticismo, sociedade alternativas, cachoeiras, artesanato local, eco esportes e legalidade... são as palavras chaves pra definir as características desse município.
E a receita do rango será...
- Macarrão Vegetariano
-macarrão gravatinha
-ervilhas frescas
-milho verde em lata
-champignon
-azeitonas verdes e pretas
-cebola
-palmito
-brócolis
-tomate
-sal
-azeite
-pimenta do reino
-orégano
-condimento de legumes em pó
-açafrão
-cheiro verde
-queijo ralado
Modo de Preparo
Cozinhe 1 pacote de macarrão em água fervente com um fio de azeite, uma pitada de sal e uma colher de chá de açafrão. Enquanto o macarrão é preparado cozinhar as ervilhas e o brócolis e reserve. Em uma panela coloque 2 colheres de azeite a 1/2 cebola picada em pedaços pequenos, juntamente com 1 tomate picadinho em quadradinhos.
Refogar um pouco até o tomate amolecer e juntar o restante dos ingredientes com os condimentos à vontade. Deixar um pouquinho na panela só para refogar. Depois do fogo desligado colocar cheiro verde e queijo ralado à vontade.
pessoal acredite em mim... fica maravilhoso! agora deixe-me ir porque sobrou um pouco do macarrão e a janta promete...
t+
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
DIA DO ATOR
pois é pessoal acho que to tomando goto pelo Blog, ontem fiquei com a cabeça formigando de coisas pela qual eu gostaria de postar hoje. Afinal, hoje é dia de festa, sim, é dia de comemorar O DIA DO ATOR! Confesso que nao sabia que era hoje, até ontem, mas, depois que descobri tinha que preparar algo. Acontece que a correria foi grande e o post só deu pra sair agora no final da tarde... então segue abaixo uns dizeres de Amora Pera (Atriz e Cantora). Texto na qual eu apresentei no Sarau do AMADOdoDITO, na qual também já presto minhas homenagens em algumas fotos para que todos conheçam os verdadeiros artistas na qual convivi por lá...


terça-feira, 17 de agosto de 2010
_feijoada_cultural _1
Antes de mais nada eu queria pedir desculpas pelo abandono ao blog nesses últimos dias... Na verdade, aconteceram algumas mudanças na minha vida (to acreditando muito nisso!) por isso acabei ficando sem postar nada, confesso que, vontade não faltou, e também assuntos, mas, acho que...
o “Seria ótimo, seria!?” é mais do que um Blog.
(acreditam que quando decidi fazer um blogs ninguém se quer opinou... mas uma pessoa, uma única pessoa me deu um conselho sutil. Disse-me assim. - Só não vale abandonar o Blog! - Seguido o conselho e analisando a possibilidade de juntar o Blog a outros projetos um do primeiros passos e pistas já esta sendo dado hoje)
a partir de dessas mudanças, saibam todos que tenho ele, como um projeto. E há varias pessoas que sabem de boas partes disso. Mas o projeto ta nascendo... Ele é muita coisa boa misturada!
Misturando as coisas se tem criações... Misturando alimentos se tem refeições, com notas se tem música... então nessa linha de “sopa de letrinhas” apresento-lhes nossa primeira...
Ela será uma nova divisória, um novo tema a ser tratado no Blog, pra que você não fique naquela, sem saber se tem atualização ou não... então hoje, dia 17 de agosto de 2010, DECLARO, dia de terça tem _feijoada_cultural_ , que consiste na mistura de, uma dica cultural de música , filme ou qualquer outra coisa e uma receita que eu mesmo vou preparar (sim, eu adoro cozinhar e prometo só divulgar receitas que eu tenha feito – “uma pegada Julie&Julia”.)
Abriremos a série com uma peça chave desse quebra-cabeça do “Seria ótimo, seria!?”
Primeiro segue a receita do meu almoço de hoje e também uma dica das mais quentes...
- SANDUICHE - JORGE FURTADO
quinta-feira, 29 de julho de 2010
O Anjo...
Quando eu era criança minha mãe dizia pra eu confiar no anjo da guarda... eu ainda era muito novo e nem sequer imaginava o que seria isso, depois de um tempo, mas, ainda na infância já entendia que anjos eram seres que pareciam com humanos, que tinham asas de pássaro e estavam perto do criador...
A adolescência chegou e parece q os anjos se afastaram... só faziam parte de uma fantasia já esquecida, mas, em alguns momentos fui lembrado da existência deles, através de um olhar ou palavra amiga. Nessa fase, os anjos não possuíam mais as asas mais um bom papo, uma cerveja gelada e algo a mais...
A ausência de anjos, ou melhor, a exporacidade com que eles entravam na minha vida fizeram com que eu os reavaliassem. Cheguei a uma conclusão inicial de que anjos, são seres assim como os humanos, eles vivem todos os sentimentos que nós e podem decidir o caminho a seguir, com o tal chamado livre arbítrio, assim como nós... a real diferença são as asas, essas podem lhe dar toda a força necessária para voar alto e enxergar o caminho a frente, bem como, a força pra segurar em seus braços nós humanos e nos ajudar a atravessar fases horríveis no que chamamos de vida, mas também, as asas podem ser cruéis, não conosco pobres mortais, mas, com eles próprios, elas podem fazer essas celestiais criaturas voar tão alto e tão livres que acabam não olhando para baixo desse pedestal de liberdade... obrigando-as a sempre se sentirem acima das pessoas; criando uma bruta calcificação nas articulações até perderem toda a mobilidade das asas e não podendo batê-las, caem...
A pouco tempo tive a oportunidade de cruzar com um anjo... com asas e tudo. Ele tinha os pés no chão e uma fé carnal, suas asas estavam firmes e ele já não podia voar... com os pés no chão e os olhos em todos os prazeres que a vida terrena poderia lhe oferecer, ele fez seu olhar cruzar algo que a mim pertencia.
O sabor da Ira entorpeceu minha consciência e só podia pensar em tira-lo do meu caminho... fui fraco... dediquei energia de mais pensando em como fazer isso, dediquei tempo de mais pensando nele e o que era Ira, tornou-se uma imensa vontade de desce-lo do pedestal, gentilmente quebrar-lhe a mascara, olha-lo nos olhos e feri-lo amorosamente com seus defeitos e tudo que me fazia repulsar-lhe.
Decidi tê-lo como um animal de estimação, como um pássaro em uma gaiola... terá de dar para receber... se assim o fizesse, teria a recompensa do “paraíso” e assim o tive em meus braços a primeira noite, despi-o pena a pena, descobri seu sabor e odor, beijei-o a face enquanto dormia com o zelo de um criança e seu primeiro pet, mas ao amanhecer, depois de tantas verdades, olhares, confidencias, e momentos quase celestiais, suas plumas já estavam leves, asas articuladas, não conseguia ver-me dentro dos olhos desse anjo. Deveria deixá-lo partir... com a esperança de vê-lo bater as asas novamente ao meu lado... só então entendi... a Ira já não estava mais em mim, aquele anjo não era mais um ser odiado, mas sim um pequeno menino de asas na qual sentia um afeto desconhecido, uma imensa vontade de protegê-lo e arrancá-lo da transparente redoma de onipotência que “os outros” haviam o aprisionado...
Agasalhei-o e com os olhos o pedi que retorna-se. O tempo encarregou-se da tortura, colocando uma gota de distância em cada segundo que passava, precisava saber se toda a mudança de conceito sobre o ser também o habitava, ou se ainda era visto como mais um mortal em sua lista de aventuras mundanas...
Ele voltou e pudemos desfrutar melhor um do outro não só uma, mas duas vezes, na última meu medo de perde-lo foi ainda maior, alimentei-o com as melhores frutas e ervas do paraíso, aqueci-lhe e o algemei ao meu lado, foi quando ele gentilmente escapou e tive medo de perde-lo novamente...
“quais são as cores e as coisas pra te prender?”, tu não se prende, não é?! Tudo bem... menino de assas não seria tão bonito preso, seria como um pássaro em uma gaiola, prefiro tê-lo quando pousa do meu lado... ainda não consigo me ver em seus olhos...

Questionando, indicando, brincando...
Se tu tivesse a oportunidade de analisar uma cena na sua vida, um pensamento, uma atitude, se tu tivesse a simples oportunidade de que, depois de tudo ter passado, tu poder olhar toda a ocasião, aprender algo, rir, ou simplesmente notar o quanto sua cabeça mudou ou o quanto suas atitudes mudaram. O que tu acharias disso?
Seria ótimo, seria?!
Foi baseado nisso que decidi criar esse blog, por muitas vezes na minha vida eu decidi escrever o que estava acontecendo, mas sempre depois de um tempo re-lia os textos e os jogava fora, pensava eu: “Nossa como eu era imaturo!” ou até mesmo... “Uau, mandei bem nesse texto!” (esses eu guardava; guardava tão bem que não os encontrei mais). Ultimamente tenho convivido com escritores maravilhosos, verdadeiros artistas das palavras, isso me fez lembrar do meu tempo de “pupilo de letrista” e tenho tido muita vontade de escrever meus pensamentos, memórias, opiniões, indicações... como mais um "ser humano" perdido entre milhões.
Questionando, indicando, brincando com as coisas que estão a minha volta, escreverei pra que meu passado não apodreça dentro de mim...
Talvez lá na frente... depois de alguns anos eu re-leia tudo isso e dê risada, talvez eu tenha que reaprender algo com minhas experiências passadas, ou talvez isso seja apenas uma brincadeira de um jovem adulto querendo não morrer com seus desabafos só pra ele...
O que isso realmente significa... bem, eu não sei.
Espero não ser vazio em minhas colocações aqui... espero saber falar com vocês, entendendo-os e sendo entendido... se pelo menos isso eu conseguir...
SERIA ÓTIMO... SERIA!
