terça-feira, 31 de agosto de 2010

_feijoada_cultural_3 (Biscoito da Vovó)

Bom dia amigos...

Sabe que ontem eu tava pensando o que eu faria de receita hoje, pra poder postar aqui pra vocês, e juro que não imaginava o que realmente "Seria Ótimo!", essa história ta ficando muito legal porque, to exercitando minha culinária e obrigatóriamente me dedicando a apresentar-lhes uma dica cultural que valha a pena!

Então hoje eu acordei, ainda sem receita pro almoço, e me sentei pra tomar um café da manhã, na típica mesa preparada pela minha mãe, e adivinha o que tinha na mesa... "Biscoito de Polvilho com Queijo"
Gente ele tava ótimo! foi um desses comprados na padaria mesmo, mas, ele tinha um gosto que me levou aos 7 anos de idade, sentado na berada do fogão a lenha, esperando minha avó paterna Ana retirar os biscoitos do forno. (Juro que pude sentir o cheiro do polvilho quente, e ouvir a vozinha dizendo: "Cuidado porque ta quente." que saudade .)

Então comi quase o cesto de biscoitos todo, devorando também um livro (Obrigado Tiago pelo livro, mal comecei a lê-lo e tô adorando) que iniciei a leitura hoje e os convido pra compartilhar-lo comigo, sendo essa a dica cultural dessa semana.

  •  JIMI HENDRIX - A dramática história de uma lenda do rock
Em 1970, apenas três anos depois de iniciar sua carreira, Jimi Hendrix tinha uma legião de fãs, discos de ouro e uma coleção de turnês bem- sucedidas. Os Beatles, os Rolling Stones e Eric Clapton estavam entre os ídolos do momento que reverenciavam a sua forma de tocar. No mesmo ano, Hendrix morre de overdose. Além do talento, ficou para a história a sua irreverência e a ligação com as drogas. Mais de 30 anos depois, o astro continua encabeçando a lista de melhores guitarristas de todos os tempos, mas a sua imagem está prestes a mudar.
A jornalista Sharon Lawrence mostra uma versão até então desconhecida do músico nesta biografia. Sharon era sua amiga e confidente, para quem ele ligava nos momentos difíceis. Munida de farta pesquisa e do depoimento de fontes que haviam permanecido em silêncio até os dias de hoje, como vizinhos e músicos, conta a história de um artista genial, mas sensível, carente e deprimido, pressionado por interesses alheios à arte.
 


Sem mais enrolações e sentimentalismo vamos a nossa receita de hoje que não é a receita da vovó, mas que tem o mesmo carinho em passa-los (ainda não fiz a receita, agora na hora do almoço vou comprar o polvilho e o queijo no mercadão municipal e a tarde o forno ferve.)

  • BISCOTO DA VOVÓ 
Ingredientes
500 g de polvilho azedo
2 copos de água (200 ml)
1 ovo
1 copo mal cheio de óleo (200 ml)
Queijo ralado a vontade
Sal a gosto

Preparo
1. Despeje o polvilho em uma tigela
2. Pegue uma colher de sopa de polvilho, e 1 copo de água, coloque em uma panela, e mexer até virar uma goma
3. Coloque a goma junto com o resto do polvilho
4. Coloque o ovo batido, o sal, o queijo, e o óleo
5. Quando colocar o óleo, dê uma mexidinha, depois vá colocando a água aos poucos, até ficar uma massa dê para colocar na forma em colheradas
6. Com o forno pré-aquecido, coloque as colheradas da massa na forma, e leve ao fogo alto, por mais ou menos 35 minutos


BOM APETITE!

5 comentários:

  1. Camila minha flor! esse post é pra ti! espero que seja desse jeito que tu goste! bjos... saudades mil!

    ResponderExcluir
  2. kra que delicia, não dá, vou ter que parar de ler essas receitas, to de regime pÔÔÔwww...
    to brincando, nossa me lembra coisa da minha vó tb, acho que domingo eu to lá pra provar essa delicia. Referente ao livro, tb já li, vai adorar..O dia que tiver essas coisas na sua ksa vc avisa viu!!!!
    bjos
    Obs: não gosto mto de feijoada, acho que devia chamar STROGONOFF.

    ResponderExcluir
  3. estive pensando e voltei pra comentar, olha só, acho que existe uma sociedade oculta de vós, vc não acha?? pq sempre as avós são parecidas, sabem fazer quase as mesmas coisas, falam do mesmo jeito. Estive comentando com várias pessoas das coisas que minha vó faz e td mundo fala: nossa minha vó tb....que fita, acredito mesmo que elas devem se reunir escondido pra combinar essas coisas. Certamente sua vó fazia parte da mesma S.A que a minha, não é?

    ResponderExcluir
  4. caraca, me deu água na boca, deve ser muito bom ;9....acho que eu to com fome shuahsuahushauhsa

    ResponderExcluir
  5. OI MOR Q SAUDADES!!!! ADOREI O SEUS ESCRITOS! E FIQUEI COM AGUA NA BOCA! TUDO DE BOM PRA VC AI! SUCESSO SEMPRE!

    ResponderExcluir